Vários artistas fizeram homenagens e comentaram a vida e obra da lenda da guitarra Les Paul, morto nesta quinta-feira, 13, nos Estados Unidos, vítima de complicações decorrentes de uma pneumonia. Richie Sambora, guitarrista do Bon Jovi, e que era amigo pessoal de Les Paul disse que ele era "revolucionário no negócio da música".
"Les viveu uma longa vida e conseguiu um monte de coisas. Ele percebeu que era uma lenda em seu tempo enquanto estava vivo".
O guitarrista do Kiss, Paul Stanley, também prestou uma homenagem ao músico, em entrevista a Associated Press.
"O nome Les Paul é um ícone e conhecido pelos iniciantes e talentosos guitarristas de todo o mundo. A guitarra é a pedra fundamental de toda a música feita nos últimos 50 anos".
O reconhecido guitarrista Joe Satriani, que hoje faz parte do Chickenfoot, acrescentou.
"Les Paul definiu um padrão para a música e inovação que permanecem até hoje. Ele era o verdadeiro 'guitar hero'. Ele ainda era uma inspiração para todos nós".
Já o guitarrista do Aerosmith, Joe Perry, fez um tributo ao lendário músico e inventor.
"Se o público soubesse da inflência que ele teve na música que se faz todos os dias, ficariam espantados".
"Ele era um verdadeiro gênio. Ele estava sempre afiado, pronto para o rock e sempre falando sobre o próximo show".
"Sabendo que ele não está mais caminhando na terra é triste e eu perdi um amigo. Mas cada vez que eu pegar uma guitarra eu saberei que seu espírito está vivo e bem próximo de mim".
Slash, ex-guitarrita dos Guns N' Roses, homenageou o Les Paul em uma declaração na qua o descreveu como "brilhante".
"Les Paul é um brilhante exemplo de como a vida de uma pessoa pode ser integral, ele foi muito vibrante e cheio de energia positiva. estou honrado de ter tocado com ele durante a minha. Ele era um homem extraordinariamente brilhante", comentou.